• O Antagônico

13 de Agosto. O Economista e a Bruxaria


Hoje é sexta-feira,13 de agosto. 225.º dia do ano no calendário gregoriano (226.º em anos bissextos). Faltam 140 dias para acabar o ano. Dia do Economista. Na mitologia grega Dia de Hécate, deusa da bruxaria.

Manaus. O Teatro Amazonas e a reabertura

Espetáculos de dança e música e a estreia de filme vão compor a programação do Teatro Amazonas na segunda quinzena de agosto. O acesso é gratuito, e o agendamento vai ser aberto nesta sexta-feira (13), às 14h, no Portal da Cultura. A presença do público nos espetáculos está autorizada desde julho deste ano, após ter suspensa por quase sete meses. O teatro está funcionando com 50% da capacidade do salão de espetáculos, e os assentos na plateia e nas frisas são intercalados para manter o distanciamento.

O Pirarucu. A Tilápia e a Ameaça

Um estudo coordenado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), com pesquisadores de vários países, revelou que duas espécies de peixes ameaçam a biodiversidade dos rios de Rondônia. A tilápia, de origem africana, e o pirarucu, nativo da bacia Amazônica, podem causar a extinção de espécies nativas que regulam a cadeia biológica da região e que servem de sustento para comunidades tradicionais e pescadores locais. De acordo com a pesquisa, no caso da tilápia, a ameaça, primeiramente, é para os pequenos peixes de igarapés do estado, mas que ao longo do tempo pode fluir para os rios. Sobre o pirarucu, a pesquisa explica que a espécie é nativa no Rio Madeira, mas apenas da área abaixo da usina de Santo Antônio e os que ficam acima são considerados invasores. Por ser topo de cadeia alimentar, o pirarucu se torna um risco para os peixes menores, explicou a coordenadora da pesquisa.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo