• O Antagônico

14 de Junho e o Doador de Sangue



Hoje é segunda-feira, 14 de junho. 165.º dia do ano no calendário gregoriano (166.º em anos bissextos). Faltam 200 dias para acabar o ano. Hoje é Dia Mundial do doador de sangue e Dia Universal de Deus.



Bagre e as Contas Irregulares


Em sessão virtual de julgamento ocorrida na quarta-feira (02), os conselheiros Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) consideraram irregulares as prestações de contas de 2018 da Secretaria Municipal de Educação São Caetano de Odivelas dos gestores Onilson Nascimento, que foi multado em R$ 3.356,28, e Amarildo Conceição, que foi multado em R$ 7.085,48. Entre as irregularidades constatadas nas duas prestações de contas está a realização de despesas sem processo licitatório. O Tribunal verificou também que os gestores Onilson Nascimento e Amarildo Conceição cometeram impropriedades como a entrega de documentação fora do prazo e o não envio de execução financeira e do parecer do Conselho Municipal de Alimentação Escolar.


Conceição do Araguaia e o Fungo Preto


Em decorrência de notícia veiculada pelo jornal ‘O Liberal”, de que o primeiro caso no Estado do Pará do chamado “fungo preto” (mucormicose) teria sido verificado no Hospital Regional de Conceição do Araguaia, o promotor de Justiça Alfredo Martins de Amorim, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Conceição do Araguaia, instaurou a Notícia de Fato de nº 001531-382/2021 e requisitou informações detalhadas sobre a procedência da notícia, bem como se o procedimento rotineiro de serviço de controle de infecção hospitalar feito pela comissão responsável pelo controle da IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde), seria eficaz para debelar a presença desse micro-organismo. No documento enviado a Promotoria questiona também a periodicidade desse serviço, incluindo desinfecções dos respiradores utilizados na UTI local. Consta que tal infecção acometeria pacientes imunodeprimidos, como aqueles portadores de Covid-19 que se encontram internados, quadro que seria agravado pelo uso de corticoterapia para conter a chamada “tempestade inflamatória” que seria um dos agravos decorrentes daquele vírus.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo