• O Antagônico

A Abracrim. A Nomeação. As Advogadas Paraenses em Alta



As advogadas paraenses Nelma Catarina Oliveira Mártires Costa, Joseane Barbosa de Sousa e Maria Nágela de Alencar e Ivanilda Pontes são as novas damas de ferro da Comissão Brasileira das Advogadas Criminalistas - ABRACRIM PARÁ, entidade vinculada à Associação Brasileira de Advogados Criminalistas que no Pará é presidida pelo advogado Valério Saavedra.


A advogada criminalista Nelma Catarina Oliveira Martires Costa assumiu a presidência da Comissão. Nelma Catarina tem se destacado na defesa dos direitos e prerrogativas das advogadas criminalistas paraense, sendo Pós graduada em Direito Penal e Processo Penal. A Comissão da Mulher Advogada no Pará foi instituída por meio do Ato Presidencial Nacional n. 40/2021.


A primeira reunião da Comissão ocorreu no dia 20 de julho, por meio da plataforma Meet, e já definiu o Plano de Ação para a Gestão. Entre as bandeiras, destaque para Criminalização da Homofobia, Cursos e Palestras virtuais, Parcerias com Universidades, MP, DP e Poder Judiciário, além do combate à violação de direitos das mulheres, violência doméstica e Assédio Moral e Sexual.


A advogada Mária Nágela Alencar foi eleita a Vice-Presidente da Comissão e a advogada Joseane Barbosa de Sousa assumiu a Secretaria Geral e a Diretoria de Eventos. Compõem ainda a Comissão da Mulher as advogadas Paulinne Fraiha Pegado, que assumiu a Diretora de Assuntos Acadêmicos, Bárbara Cozzi Gonçalves como Diretora de Pesquisa e Rosana Maria Gomes Cozzi como Diretora Legislativa.


A nova Ouvidora da entidade será a advogada Ivanilda Pontes que possui uma história de luta em favor da advocacia paraense e coleciona grandes conquistas na área de combate à violação das prerrogativas dos advogados e advogadas paraenses. Ivanilda também se destaca na defesa dos Direitos Humanos.

215 visualizações0 comentário