• O Antagônico

A Desembargadora. Os Direitos Humanos e o Livro



“Direitos Humanos no Cotidiano Jurídico: A Violência Contra a Mulher – um estudo comparativo entre as legislações do Brasil e da Argentina” é o título do livro de autoria da desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que será lançado no dia 16 de setembro, no Salão Nobre do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), às 11 horas. O evento obedecerá aos protocolos de prevenção à Covid-19.


A publicação é um estudo comparativo do tema no âmbito do Brasil e da Argentina, fruto da tese de doutorado da desembargadora, realizada pela Universidad del Museo Social Argentino. A autora observa que ambos países proclamam em suas linguagens e em suas leis internas os direitos humanos, o que significa necessariamente o compromisso com sua implementação, a despeito da existência de uma lacuna entre a linguagem internacional de direitos humanos, a retórica governamental e a proteção completa desses direitos, revelando-se as práticas de violência doméstica familiar progressivamente em problema social.


A proposta da produção do livro surgiu da vivência da desembargadora Nazaré Saavedra, acumulada em gabinetes do Fórum Cível e do período em que esteve à frente da Coordenadoria Estadual das Mulheres em situação de Violência doméstica e Familiar no âmbito do TJPA, à época da elaboração da tese.

56 visualizações0 comentário