• O Antagônico

Goianésia. O Juiz. O Número Recorde de Processos. A Corregedoria e o Pedido de Socorro



A vida de magistrado do interior não é fácil. Que o diga Andrey Magalhães Barbosa, juiz titular da comarca de Breu Branco, que pediu socorro à corregedoria do TJE do Pará relatando a situação vivida na comarca, especialmente acerca do crescimento exponencial de distribuição de feitos que vem ocorrendo como um fenômeno.


Andrey relata que mesmo empreendendo todos os esforços necessários o que atualmente reflete a uma movimentação de gabinete de aproximadamente mil processos por mês, dentre eles a média mensal de produção de 244 sentenças, não se consegue, com o atual quadro, implementar maior fluxo capaz a dar vazão às 300 iniciais novas que, em média, aportam na comarca, resultando em um acervo de, pasmem, mais de 7 mil processos.


Com esses argumentos o magistrado pede que seja designado um juiz auxiliar, o que seria de extrema valia para a condução dos trabalhos, sobretudo dos processos de juizados especiais, posto que a maioria são demandas que tramitam sob o rito desses juizados.


Goianésia do Pará conta com uma população de 67.332 mil habitantes, segundo informações do IBGE, o que representa pouco mais da metade da população da comarca vizinha, Tucuruí, com 115 mil habitantes, sendo que esta última conta com 3 varas e 1 juizado especial.

280 visualizações0 comentário