• O Antagônico

Goianésia. O Russinho. O Davi. A Gilmara. A Nova Eleição e o Termômetro para 2022

Atualizado: Set 9



No próximo dia 03 de outubro os eleitores de Goianésia do Pará retornam às urnas para escolher o novo prefeito da cidade. Na eleição do ano passado, Itamar Cardoso do Nascimento (Avante), foi o mais votado, no entanto, em ação movida pelo Ministério Público Eleitoral, a justiça eleitoral indeferiu o registro de candidatura porque o mesmo estava inelegível por oito anos por contas rejeitadas.


Na eleição suplementar de outubro três candidatos disputam a cadeira de prefeito: Francisco Eduardo Oliveira Silva, o popular “Russinho”, do Solidariedade, o prefeito em exercício, o vereador Francisco David Leite Rocha, o pastor Davi, do MDB e Gilmara Paulúcio, do Cidadania.


A eleição de Goianésia, guardadas as imensas proporções, pode representar uma amostra do que deve ocorrer nas eleições para o governo do Pará, ano que vem. Isso porque Helder Barbalho apoia o Pastor Davi, do MDB. Uma derrota para o candidato Russinho, vai arranhar, e muito, a pretensão de reeleição do governador. Afinal, seria lógico pensar que um governador que botou no bolso boa parte da oposição e se apresenta como “candidato pré-eleito, não iria perder uma eleição dentro de Goianésia, município de pouco mais de 46 mil eleitores.


Some-se a isso o fato de Helder Barbalho ser o causador direto de um racha no partido na conjuntura local. Ribamar Lima, também do MDB, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020, seria o candidato natural do partido para concorrer no pleito que se avizinha. Porém, Helder bateu o martelo em torno no nome do pastor Davi. Uma vez preterido, Ribamar debandou do grupo e resolveu apoiar Russinho.


Como se já não bastasse a considerável rejeição de Helder na região do Lago, o vice de Russinho é o vereador Ivanildo, do PSD, aliado do delegado Everaldo Eguchi, presença garantida no palanque de Russinho. O que se diz é que Helder Barbalho vai dar com os burros n'água em Goianésia, uma vez que levou toda a ala política para o grupo do pastor Davi mas deixou a grande massa popular ao lado de Russinho. E uma derrota nesta eleição, como já dito, pode ser um retrato 3x4 das eleições governamentais de 2022.

487 visualizações0 comentário