• O Antagônico

Itaituba e a Soja. Miritituba e as 5 Mil Carretas


Até sexta-feira, 12, era quilométrico o engarrafamento de carretas carregadas com soja, bloqueando a BR-230, no município de Itaituba (sudeste do do Pará), no acesso ao modal de Miritituba. São pelo menos 5 mil carretas estacionadas em toda a extensão da via, aguardando acesso à Estação de Transbordo de Carga (ETC) do Tapajós, principal rota para o escoamento de commodities agrícolas na região, localizada no distrito de Miritituba.

Desde a manhã de sábado,13, policiais do Comando de Policiamento Regional bloqueiam a passagem das carretas no trevo de Campo Verde, para desafogar o fluxo na BR-230. A maioria das carretas saem do Mato Grosso e chegam na localidade por meio da BR-163.


Informações de caminhoneiros indicam que um problema na ETC teria provocado a espera do lado de fora dos pátios das empresas que gerenciam o porto. A média de circulação diária de veículos de carga no Porto de Miritituba é de 500 carretas.

A BR-163 é um dos principais corredores logísticos do País e é usado para escoamento da safra de grãos que sai do centro do País, sobretudo de Mato Grosso, vindo pela BR-163 até os portos do Pará.

61 visualizações0 comentário