• O Antagônico

Na Rede 13/03/2021

Marabá, As Enchentes e o Alerta


Nos últimos meses, a população de Marabá, região sudeste do Estado, convive com as fortes chuvas e aumento no nível dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Na parte mais antiga da cidade, a Marabá Pioneira, a Defesa Civil do município já registrou mais de 230 famílias que deixaram suas casas e estão em abrigos públicos. A elevação dos rios acende um alerta também sobre os cuidados com a rede elétrica nas regiões afetadas por alagamentos ou enchentes.

A distribuidora de energia orienta que, antes de sair de suas casas, os moradores desliguem os disjuntores internos para evitar curto-circuito. E em casos de rompimentos de fios elétricos, deve-se evitar a aproximação com os cabos, principalmente se estiver próximo a água, e entrar em contato imediatamente com as equipes da concessionária por meio do telefone 0800 091 0196.

De acordo com o gerente da área de manutenção da Equatorial Energia Pará, Manoel Romeiro, todos os anos a distribuidora de energia realiza também ações nos trechos atingidos pela enchente. Ao retornar para os imóveis que foram alagados, após as águas baixarem, os moradores precisam verificar se a energia está realmente desligada para evitar acidentes. É muito importante também, antes de ligar a energia, fazer uma vistoria na instalação, pois a água pode entrar na tubulação elétrica. O recomendado é que este serviço seja realizado por um eletricista.


Parauapebas e a Operação Kadron


A fim de reduzir os barulhos excessivos dos veículos, causados pelos escapamentos irregulares com descarga livre, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) retomou esta semana, a Operação Kadron. Iniciada ano passado, a operação é realizada por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) com o apoio da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) da Guarda Municipal de Parauapebas. Segundo análise do diretor do DMTT, Raphael Pinheiro, os casos de infração têm crescido em Parauapebas. “Na ação do último fim de semana, constatamos 54 notificações - um número alto comparado a agosto do ano passado, que em sua primeira ação teve 37 notificações”, destaca. A operação Kadron é fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e será realizada na zona urbana do município durante todo o mês de março, sendo intensificada aos sábados.


O TCM, o Prefeito de Breves e o Impedimento de Realizar Concurso



De forma definitiva, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) decidiu pela impossibilidade do prefeito de Breves, Antônio Augusto Brasil da Silva, o “Toninho Brasil”, realizar concurso público. Como ele descumpriu medida cautelar que determinou a suspensão do Concurso Público nº 001/2020, expedida em 14 de setembro de 2020 e homologada em sessão plenária, no dia 16 de setembro de 2020, por meio do Acórdão nº 37.106, o gestor foi multado em R$ 123.063,60. O prefeito de Breves, Antônio Augusto Brasil da Silva, não atendeu corretamente a determinação do Tribunal de enviar o Estudo de Impacto Orçamentário-Financeiro, que traria a análise sobre o preenchimento de vagas oferecidas através do concurso público e as Leis nº 2.559/2019 e 2.560/2019, com a previsão dos cargos a serem preenchidos no certame. O Tribunal constatou que o gestor descumpre o limite legal para gastos com pessoal e terá de apresentar plano de ação para redução desses gastos. A decisão foi tomada em sessão plenária virtual realizada nesta quarta-feira (10/03).

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo