• O Antagônico

O Amapá. A Canoa. Os 24 Passageiros. O Naufrágio. Os Corpos e as Buscas

Atualizado: Set 7



Uma canoa que, segundo relatos de sobreviventes, saiu do Amapá com mais de 20 pessoas numa viagem clandestina naufragou no Oceano Atlântico, já na costa da Guiana Francesa. Até o fim da tarde deste domingo, 04, seis corpos já haviam sido resgatados. As forças armadas realizaram buscas aéreas e marítimas ha quatro dias. Familiares ainda buscam por brasileiros que teriam sumido nessa viagem ilegal. A Polícia Federal (PF) declarou que recebeu informações sobre o naufrágio, mas não se posicionou oficialmente sobre o desaparecimento do grupo.


Em comunicado, a prefeitura da região da Guiana Francesa detalhou que a operação de resgate no mar foi iniciada depois que uma embarcação encontrou uma mulher agarrada em uma boia. Ela estava no canal de acesso ao porto de Kourou e contou, segundo a nota, que estava à deriva depois que a canoa em que ela estava naufragou no sábado (28), por volta das 23h.


Ainda conforme a autoridade francesa, a sobrevivente afirmou que na embarcação estavam 24 pessoas, sendo 17 homens. Todos teriam saído de Oiapoque, no Amapá, em direção à Caiena e Kourou. Foram destinadas à região um helicóptero e embarcações especializadas "para procurar possíveis náufragos em uma ampla faixa costeira de Caiena a Sinnamary", cidades que ficam distantes 100 quilômetros uma da outra. O Ministério Público de Caiena decidiu abrir um inquérito policial judicial, confiado à Brigada Marítima de Caiena.

137 visualizações0 comentário