• O Antagônico

O Drama dos Ostomisados. A Falta de Bolsas Especiais. O Descaso da SESPA. O Pedido de Socorro



A gestão de Helder Barbalho tem dinheiro pra tudo. Menos para ajudar quem realmente precisa. Vejam só !! A Associação de Ostomisados do Estado do Pará, AOPA, com mais de 30 anos de existência, está lutando há meses para que o governo do Pará repasse bolsas de ostomia para mais de dois mil pacientes atendidos pela instituição. Estamos falando de pessoas muito necessitadas, que passaram por intervenção cirúrgica para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.

“Nossa associação atende deficientes em todo o estado do Pará. Nossa situação é muito difícil. Estou falando de pessoas que usam bolsa no abdômen pra fazer suas necessidades fisiológicas. Pessoas que vazam 24 horas por dia”.

Diz uma das associadas que prefere não se identificar, temendo represálias.


Ainda de acordo com a denúncia, de natureza gravíssima, uma vez que trata-se de flagrante descaso com a saúde pública, os pacientes, que precisam da bolsa no cotidiano, estão passando por situação desumana, usando sacos plásticos e até mesmo pano amarrado na cintura.


Segundo uma das denunciantes, o último empenho para compra de bolsas, por parte da Sespa, ocorreu em julho deste ano. “É um desrespeito muito grande com mais de 2 mil ostomizados cadastrados no SUS. É um direito que está sendo negado pelo Estado”.

Já para aditivos em contratos milionários não falta dinheiro !! Uma vergonha !! Ouça os áudios enviados a O Antagônico pela AOPA:


https://drive.google.com/file/d/1SjGvsGKWp5j-fkk4MS31EPoHOrhTlrDe/view?usp=sharing


https://drive.google.com/file/d/14f-TLDmjlcjZHi3pvltEXsAryGInjbBe/view?usp=sharing


https://drive.google.com/file/d/15DHzlyruz4qYp2NI78zATi_Q8su97_4y/view?usp=sharing


https://drive.google.com/file/d/16gwuZmZbECUXDKUCeoT0pCL4oDGtXXny/view?usp=sharing


https://drive.google.com/file/d/1AQtHsNgR1WpmqOop704CC7cLFTDOUk1r/view



592 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo