• O Antagônico

O Jatene. A Candidatura. A Alepa. O Bolsonaro e a Frustração de Helder

Atualizado: Out 6



Uma canetada do presidente Jair Bolsonaro jogou um balde de água fria na pretensão do governador Helder Barbalho de impedir que Simão Jatene, que já foi governador por três mandatos e nunca perdeu uma eleição, seja candidato nas eleições do ano que vem. Bolsonaro sancionou a lei que altera a legislação sobre inelegibilidade, permitindo a candidatura de quem teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares, sem danos ao erário. A candidatura vale para os casos que tenham sido punidos exclusivamente com pagamento de multa.


No ano passado, em uma manobra que contou com todas as digitais de Helder Barbalho, os deputados estaduais do Pará rejeitaram, por 34 votos a 6, as contas de Jatene (PSDB), referente ao exercício de 2018. Com a reprovação das contas, o ex-governador estaria inelegível. Estaria. Isso porque Bolsonaro sancionou, sem vetos, a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990.


A lei alterada estabelecia que são inelegíveis, por oito anos, para qualquer cargo, os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa. De acordo com a Secretaria Geral da Presidência da República, o texto vai evitar sanções desproporcionais para quem foi punido por infrações meramente formais, com pequeno potencial ofensivo, que não tenham causado danos ao Erário nem enriquecimento ilícito aos agentes. E este é o caso de Jatene, que agora aguarda o desenrolar dos acontecimentos para decidir seu destino político.


Para os que conhecem profundamente o ex-governador a candidatura ao governo do Pará, diante dos inúmeros escândalos envolvendo a gestão de Helder Barbalho, não é mais uma escolha e sim obrigação, vez que Jatene detém grande capital político, principalmente na seara da saúde, onde, como até as pedras sabem, Helder está atolado em um mar de lama. Apertem os cintos, caros leitores !! A corrida eleitoral está só começando !!!

2,585 visualizações3 comentários