• O Antagônico

O Jatene. O Nilson Pinto. O Dória. O Eduardo. As Prévias do PSDB e as Eleições de 2022



O universo político do Brasil estará voltado, neste domingo, 21, para as prévias do PSDB, onde um total de 44.697 filiados e mandatários cadastrados votarão o representante do partido que disputará a presidência da República nas eleições de 2022. As eleições internas do PSDB serão disputadas por João Doria, governador de São Paulo; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; e Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus (AM). Caso ninguém consiga a maioria, haverá um segundo turno no dia 28 deste mês com os dois mais bem colocados nas prévias.


O resultado das prévias, seja qual for, irá mexer com o cenário eleitoral de 2022 para presidente da república e governador. No Pará, por exemplo, em caso de vitória de Eduardo Leite, o atual presidente, Nilson Pinto, ficará em situação dificílima, uma vez que o partido, sob o comando de Pinto, traiu o presidente de honra, Simão Jatene, se aliando ao governo de Helder Barbalho. Jatene, mesmo sendo um nome natural para disputar o governo do Pará, segue em silêncio em relação a uma provável candidatura.


Em caso de êxito de Eduardo Leite, o tucano paraense, que apoia o governador gaúcho, deverá fazer uma profunda reformulação no PSDB, expulsando todos que traíram a sigla. E tem muita gente nessa lista. Fiel às suas convicções, Jatene, que já foi governador do Pará por três mandatos, jamais trocou de partido, fator que reforça a tese de que o mesmo só disputará o governo depois de fazer uma “depuração” no tucanato paraense, expurgando os de falsa plumagem. Cilene Couto, Ana Cunha e outros tantos estão nesta listagem.


Voltando às previas deste domingo, há quatro grupos votantes. Um é o de 39.737 filiados, que podem votar por meio de um aplicativo próprio da sigla. O segundo é o 491 prefeitos e 396 vice-prefeitos, que podem votar tanto pela ferramenta em questão como por uma urna eletrônica que estará instalada em Brasília, em um centro de convenções alugado pela legenda. O terceiro grupo é formado por 3.949 vereadores e 72 deputados estaduais.


O primeiro subgrupo pode votar apenas pelo aplicativo, enquanto o outro tem também a opção da urna. Por fim, há também 52 políticos que podem votar pelos dois formatos disponíveis. Alguns deles são os próprios governadores do partido, além de senadores e ex-presidentes. No cenário atual, Dória diz que ganha com folga. Já Eduardo Leite afirma que a disputa está equilibrada. Políticos de longa estrada, no entanto, dizem que o resultado das prévias é imprevisível. Aguardemos !!

925 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo