• O Antagônico

O Lucídio e Paragominas. A Velha Política e o Recalque. O Detran e a Casinha


Um vídeo que circula nas redes sociais, onde um funcionário do Detran supostamente pede propina a uma pessoa, viralizou nas redes sociais no fim de semana. Seria mais um flagrante de corrupção no serviço público. Isso, se não considerarmos a conjuntura atual de Paragominas.


Em novembro passado, o médico João Lucídio Lobato Paes, o Dr, Lucídio, derrotou nas urnas uma velha raposa, Sidney Rosa, ganhando a eleição para prefeito. A vitória é considerada histórica, levando-se em conta que Paragominas estava há seis mandatos, ou seja, 24 anos nas mãos de um grupo político dominante, que tinha entre seus caciques o próprio Sidney, além de Adnan Demacki, Paulo Tocantins, o “Paulinho do Cartório”, Bosco e Denise Gabriel, Mosimeire Costa, entre outros.


Os caciques de Paragominas, por conta dos sucessivos mandatos, se acostumaram com o Poder e, logicamente, com as benesses do Poder. Só não haviam experimentando perder. Trocando em miúdos, foram 2 décadas e meia comandando, com um rolo compressor, a política municipal. Parafraseando Boris Casoy, que dizia que em política nada que ultrapasse 10 anos pode ser considerada uma coisa boa, tem que se reconhecer que a população de Paragominas cansou-se da Velha Política e, por via óbvia, dos velhos personagens da política local, onde a cooptação e a inexistência de oposição sempre foi a palavra de ordem.


Dito isto, é muito estranho, no momento em que o novo gestor toma posse e começa a abrir a caixa-preta, se insurja, de repente, não mais que de repente, como dizia o poeta, um escândalo de corrupção do Detran de Paragominas. Certamente, o novo gestor da cidade tem um desafio pela frente e, por cautela e prudência, afastar as maças podres do sistema e, também, se livrar de velhos “amigos”, afinal, de boas intenções, o inferno tá cheio !!!

469 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo