• O Antagônico

O Sobral. O Novo Amapá. O Anna Karoline III. O Navio Haidar. O Livro e o Lançamento



Depois de três anos de produção, o livro “ Sobral Santos II e Novo Amapá – 40 Anos das Tragédias Fluviais que Abalaram o Brasil”, finalmente chegará as livrarias em setembro próximo. A obra, da lavra do jornalista paraense Evandro Corrêa, conta as histórias dos maiores naufrágios registrados nos rios da Amazônia, dentre os quais o Novo Amapá, que foi a pique em janeiro de 1981, no rio Cajarí, matando mais de 300 pessoas; O Sobral Santos II, que afundou no cais de Óbidos, em setembro do mesmo ano, causando a morte de 380 passageiros; e mais recentemente o navio Anna Karoline III, que naufragou em fevereiro de 2020, no rio Cajari, tirando a vida de 40 pessoas.


O livro também traz as histórias de outros naufrágios, como o Rebocador da Bertoline, O navio Haidar, o barco Correio do Arari e o São José do Acará, entre outros. A obra, cuja foto de capa, o içamento do Sobral Santos II, é do fotografo santareno Edson Queirós, traz depoimentos inéditos de passageiros, autoridades portuárias e traz informações importantes, até então desconhecidas do grande público.


O livro deveria ser lançado no ano passado, porém, devido a pandemia, o mesmo só chega as bancas a partir da segunda quinzena de setembro. Trata-se de uma obra de 350 páginas, contando, em detalhes, histórias que ceifaram a vida de milhares de passageiros que se aventuraram em uma viagem de barco, sem saber que jamais chegariam ao seu destino.

“O livro objetiva, acima de tudo, resgatar histórias que foram esquecidas no túnel do tempo e alertar para os riscos que ainda hoje permeiam uma viagem de barco na Amazônia. Quando o Sobral Santos naufragou, em setembro de 1981, eu tinha 10 anos e morava em Belém. Foi a partir dali que descobri minha vocação para o jornalismo”.

Relata o autor Evandro Corrêa, frisando que o livro será lançado em Belém, no dia 19 de setembro, data em que o naufrágio do Sobral Santos II completa 40 anos. O livro também terá lançamento em outubro e novembro, com a presença do autor, nas cidades de Macapá e Santana, no Amapá, Manaus, no Amazonas, e nas cidades paraenses de Santarém, Óbidos e Itaituba, sendo que todas essas cidades foram palco das tragédias relatadas no livro.


A pré-venda do livro se inicia dia 05 de setembro. Os pedidos podem ser feitos pelos e-mails evandrocorrea.oliberal@gmail.com, evandrocorrêa@oantagonico.net.br, ou pelos telefones 091- 9 8126 -2993 / 091 9 8284 -3175.

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo