• O Antagônico

Os Números da Covid. O Sábado de Aleluia.


Alenquer, Almeirim, Altamira, Anajás, Ananindeua e a Covid


De acordo com os dados da Sespa, até a noite desta sexta-feira, 02, em Alenquer foram registrados 2.132 casos de Covid, com 69 óbitos. Em Almeirim foram 2.965 casos, com 30 mortos. Em Altamira foram 10.881 casos, com 214 óbitos. Em Anajás foram 1.224 casos, com 14 mortos. Em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foram registrados 16.541 casos, com 556 mortes. Até hoje o Pará registrou 422.442 mil casos, com 10.693 óbitos.


3 de Abril e o Dia da Verdade


Sábado, 03 de abril de 2021. 3 de abril é o 93.º dia do ano no calendário gregoriano (94.º em anos bissextos). Faltam 272 para acabar o ano. No Brasil se comemora hoje o Dia do Atuário e o dia da Dia da Verdade.


O Sábado de Aleluia e as Galinhas

Hoje é Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado Santo ou Véspera da Páscoa. É uma festividade religiosa que celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É o último dia da Semana Santa, na qual os cristãos se preparam para a celebração da festa da Páscoa. Nele se celebra o dia que o corpo de Jesus Cristo permaneceu sepultado no túmulo. Para alguns cristãos, particularmente os católicos, foi neste dia que a Maria, mãe de Jesus, como Nossa Senhora das Dores, recebeu o título de "Nossa Senhora da Solidão", uma referência ao profundo sentimento de solidão associado ao seu luto e tristeza. Um costume antigo, que ainda pode ser localizado em algumas cidades brasileiras, com maior força na região Nordeste, é o de roubar galinhas durante a Semana Santa. Na madrugada da Sexta-Feira Santa para o Sábado de Aleluia, jovens e adultos saíam pelas ruas da vizinhança em que moravam em busca de casas em que eram criadas galinhas para assim poder roubá-las. A explicação para esse antigo costume se deve a crença de que como Jesus estava morto (ressuscitaria no Domingo de Páscoa), este não poderia ver os pecados dos ladrões de galinhas, que praticavam seus "crimes" sem "culpa".

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo