• O Antagônico

Santarém. O Sobral Santos. O Rebocador da Bertolini. O Ana Karolinne e o Livro

Atualizado: Out 19



O livro que relembra a história do navio Sobral Santos II, O “Titanic da Amazônia”, cujo naufrágio completou 40 anos em setembro último, será lançado em Santarém, nesta terça-feira, 19, a partir das 20 horas, no auditório do hotel Barrudada. Na obra, o jornalista paraense Evandro Corrêa, que estará presente no lançamento em Santarém, reconta, com detalhes, tragédias mais recentes registradas na região, como os naufrágios do navio Ana Karolinne III e do Rebocador da Bertolini.


O Sobral Santos II foi a pique no porto de Óbidos, na madrugada de 19 de setembro de 1981, matando mais de 300 pessoas. O livro relata os meandros da tragédia, desde o acidente, passando pelos dias de buscas e resgate de corpos, até a retirada do navio do fundo do rio Amazonas. As histórias que apontam para violação de cadáveres no fundo do rio, que teriam sido furados por mergulhadores para não emergirem, furto de bagagens e pertences de passageiros, além do roubo de ouro, dinheiro e joias, que estariam dentro do cofre do barco, e ainda corpos que teriam sido devorados por peixes, também são abordadas na obra.


O acidente com o rebocador da Bertolini, ocorrida no dia 2 de agosto de 2017, também ganhou destaque no livro. O empurrador, com onze tripulantes levava nove balsas, quando naufragou em Óbidos, oeste paraense, após colidir com um navio de cargas. Duas pessoas foram resgatadas. Em dezembro do mesmo ano, o rebocador foi içado e os 9 corpos resgatados.


Outra grande tragédia, a do naufrágio do navio Ana Karolinne III, ocorrida no ano passado, que ceifou a vida de mais de 40 pessoas, também é retratada no livro. Além desses sinistros, dezenas de acidentes fluviais, como a do barco Novo Amapá, que matou mais de 300 pessoas, barco Capitão Ribeiro, Correio do Arari e Navio Haidar, também são relatadas no livro, que tem 360 páginas e levou mais de dois anos para ser publicado.


Serviço

Lançamento do livro “SOBRAL SANTOS E NOVO AMAPÁ – 40 anos das tragédias fluviais que abalaram o Brasil.

Autor : Evandro Corrêa
Editora Marques
Local – Auditório do Hotel Barrudada em Santarém
Data : 19 de outubro (terça-feira)
Hora : das 19 ás 22 horas
Pedidos e reservas de exemplares : 0919 8126-2993 / 9 8284 - 3175

137 visualizações0 comentário