• O Antagônico

Serra Pelada. A Coomigasp. Os Advogados e a Vitória dos Garimpeiros



Os cerca de 40 mil garimpeiros, filiados à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp, estão comemorando uma retumbante e importante vitória. O garimpeiro Francimar Antonio da Silva foi destituído do cargo, no último dia 20 de junho deste ano. Os advogados Paulo Corrêa e Antonio Carlos Silva, autores da façanha, estão em Curionópolis acompanhando todo o processo de retomada da sede da Coomigasp.


A vitória foi festejada, em prosa e verso, pela comunidade garimpeira. Agora, o próximo passo é a realização de Assembleia para eleger a nova diretoria da cooperativa de garimpeiros, diga-se de passagem, que a destituição de Francimar representa uma virada de página em uma celeuma que se arrastava desde 26 de março de 2021 quando houve a tentativa de realização da primeira assembleia, barrada por recomendação do promotor de Justiça da Comarca. Outras duas tentativas ocorridas em 09 e 23 de maio, também foram infrutíferas.


O Ministério Público de Curionópolis, sob o argumento de evitar aglomeração, por conta da Pandemia do Covid-19, emitiu Recomendação pela não realização da assembleia, documento este rechaçado pela categoria. A Coomigasp agrega milhares de garimpeiros espalhados por todo o Brasil.

1,489 visualizações3 comentários