• O Antagônico

Tarcísio Meira e o Pará. A Fazenda São Marcos. Aurora e Mãe do Rio de Luto

Atualizado: Ago 16



Pouca gente sabe. Mas o ator Tarcísio Meira, que morreu nesta quinta-feira, 12, vitima de Covid 19, tinha um caso de amor com o Estado do Pará. Em 1972, ou seja, há 39 anos, o ator comprou uma fazenda em Aurora do Pará, cidade situada entre os municípios de Mãe do Rio e Ipixuna.


Hoje, logo após a divulgação da notícia da morte de Tarcísio, as prefeituras de Mãe do Rio e Aurora decretaram luto de 3 dias. Na fazenda do ator, os funcionários estão desolados. Antes do período da pandemia, Tarcísio batia ponto quase que mensalmente na propriedade, considerada por ele mesmo como um refúgio.

“Eu sou mais paraense do que muitos que nasceram aqui”.

Disse o ator em uma rara entrevista concedida no Pará, ao jornalista Evandro Corrêa.


Na fazenda São Marcos, Tarcísio plantava e criava gado. Era muito querido pelos funcionários e pelos moradores da região. Na propriedade, além de construir casas para os seus trabalhadores, Tarcísio também construiu e mantinha, com recursos próprios, uma escola que recebia, tanto os filhos dos funcionários da fazenda, como os filhos dos colonos e agricultores da área.


Apesar da idade avançada, Tarcísio fazia, com entusiasmo, o trajeto aéreo São Paulo – Belém, e seguia dirigindo, do aeroporto da capital paraense, via BR 316 e BR 010, até a sua fazenda em Aurora do Pará. Conhecido pelo carisma e humildade, Tarcísio sempre posava para quem lhe pedisse uma foto e não dispensava uma boa prosa, independente do interlocutor.


Um ator completo!! Um monstro sagrado da televisão brasileira que fará muita falta !!! O Pará e o Brasil perderam hoje um grande brasileiro e uma excelente figura humana. Descanse em paz Tarcisão !!

2,244 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo